quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Informática - 3ª Parte


Continuação

11 - Arquivo corrompido: Embora seja incomum, pode acontecer de o modelo Normal.dot, em que estão gravadas as configurações-padrão do Word, ser corrompido. Caso isso aconteça, é bem simples consertar o problema. Localize o arquivo (use o Iniciar-Localizar do Windows) e o renomeie para Normal.old. Agora, ao abrir o Word novamente, ele irá criar um novo Normal.dot. Claro que todas as suas configurações (fonte, parágrafo, idioma etc) serão perdidas.

12 - Comandos extras: As versões mais novas do Word marcam em vermelho as palavras que o programa considera erros de ortografia (caso seu Word não faça isso, acione a entrada "Opções" do menu "Ferramentas", vá para a aba "Ortografia e gramática" e marque a caixa "Verificar ortografia ao digitar"). Caso os sublinhados incomodem, é possível eliminá-los imediatamente. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra sublinhada para abrir um menu de contexto. No topo aparecem as "sugestões de ortografia", palavras com grafia correta que o Word oferece. O segundo grupo deve ser usado quando não se deseja alterar a grafia da palavra sublinhada: "Ignorar tudo" faz com que todas as demais vezes que aquela palavra aparecer no texto sejam ignoradas. A opção "Adicionar ao dicionário" inclui a palavra em seu dicionário pessoal.



13 - Linhas de alerta: As linhas vermelhas onduladas que sublinham os erros em um texto tornam mais difícil esquecer de corrigi-los antes de terminar o trabalho. Porém, se você apenas usar o botão direito do mouse para as correções, em vez de utilizar a caixa de diálogo do corretor ortográfico, não poderá adicionar palavras às definições de AutoCorrect (Autocorreção). Ao clicar com o botão direito, vá mais abaixo no menu até Autocorreção, escolha aí a ortografia correta e o Word irá adicioná-la à lista automática. Se não deseja guardar uma correção, seja uma já incorporada seja uma já adicionada, clique na opção Opções de Autocorreção, nesse mesmo menu: clique na correção para a desfazer só por esta vez, ou desative-a para que não apareça no futuro.

14 - Pequenos deslizes: Às vezes pode acontecer de cometermos erros de ortografia justamente onde eles mais saltam aos olhos: nos títulos e subtítulos de documentos. A razão mais comum para isso é fácil de corrigir: caso você tenha o hábito de grafar títulos em caixa alta e quando encontra neles um erro de ortografia que escapou da verificação ortográfica, acione a opção "Opções" do menu "Ferramentas", vá até a aba "Ortografia e gramática" e verifique se a caixa "Ignorar palavras em MAIÚSCULAS" está marcada. Se estiver, desmarque-a e seus títulos serão incluídos na verificação.

15 - Se o seu documento estiver no estilo "blocado" (as linhas são todas do mesmo tamanho), pode ser que deseje hifenizar o texto automaticamente. Para isso:

1. No menu Ferramentas, aponte para Idioma e clique em Hifenização.

2. Marque a caixa de seleção Hifenizar o documento automaticamente.

3. Na caixa Distância tolerada da margem, insira o espaço entre o fim da última palavra em uma linha e a margem direita. Para reduzir o número de hifens, aumente a distância tolerada da margem. Para reduzir a irregularidade da margem direita, diminua a distância tolerada da margem.

4. Na caixa Limite de hifens consecutivos, insira o número de linhas consecutivas que podem ser hifenizadas.

5. Para impedir que o Word hifenize automaticamente parte do documento, selecione o texto e clique em Parágrafo no menu Formatar. Clique na guia Quebras de linha e de página e marque a caixa de seleção Não hifenizar.
 
16 - A função "AutoCompletar" do Word permite que você insira itens inteiros (como datas e entradas de AutoTexto) quando digita alguns caracteres de identificação. Para obter uma lista completa das alterações de AutoFormatação, AutoCorreção e AutoCompletar que o Word efetua, clique em Inserir/AutoTexto/AutoTexto. Você pode facilmente ativar ou desativar esses recursos automáticos. Para ativar ou desativar o AutoCompletar, no menu Inserir, aponte para AutoTexto. Em seguida, clique em AutoTexto. Depois marque ou desmarque a caixa de seleção "Sugerir dica de AutoCompletar para AutoTexto e datas".

17 - É possível usar a função AutoTexto para automatizar o trabalho de digitar expressões ou siglas que você usa com regularidade em seus trabalhos. Veja como fazer isso:

1. Digite a expressão que deseja. Ex.: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

2. Formate a expressão como você quer que ela apareça no texto

3. Selecione a expressão digitada

4. Tecle Alt+F3 para abrir a caixa de diálogo Criar AutoTexto

5. No campo "Atribua um nome à sua entrada de AutoTexto" digite a sigla pela qual o AutoTexto será chamado -exemplo: BNDES. Use no mínimo 4 dígitos para o nome

6. Dê OK.

Para alterar uma entrada de AutoTexto crie a nova entrada com o mesmo nome da antiga e o Word perguntará se você quer substituir a antiga pela nova.

 
18 - Se você inclui ma palavra errada no dicionário do Word, clique em Ferramentas-Opções e depois na aba Ortografia e Gramática. Clique no botão dicionário, selecione o dicionário (o padrão é dicionário.dic) e clique em Editar. Agora, localize o termo errado na lista de palavras e apague. É só dar OK.

 
Tarefas automatizadas: Macros são recursos bastante úteis em qualquer software. Elas agilizam tarefas, reduzindo um monte de comandos a simples combinações de teclas. Para ter esses comandos instalados no seu documento-padrão do Word, é preciso adicionar as macros no documento modelo. Veja como:

• No menu Ferramentas, clique em Modelos e suplementos

• Clique em Biblioteca e, em seguida, na guia Macros

• Para copiar itens de ou para outro modelo ou arquivo, clique em Fechar arquivo para fechar o documento ativo e seu modelo anexado ou para fechar o modelo Normal. Depois, clique em Abrir arquivo e abra o modelo ou arquivo que desejar

• Clique nos itens que você deseja copiar em qualquer uma das listas e, em seguida, clique em Copiar.

Obs.: Se você tiver atribuído macros a barras de ferramentas, deverá copiar também as barras de ferramentas.

Semana que vem tem mais.

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