terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Paulo aos Coríntios


“Ainda que eu fale as línguas dos homens

e dos anjos, se não tiver amor,

serei como o bronze que soa, ou como

o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar

e conheça todos os mistérios e toda a ciência;

ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto

de transportar montanhas,

se não tive amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os

meus bens entre os pobres

e ainda que entregue meu próprio

corpo para ser queimado,

se não tiver amor,

nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno,

o amor não arde em ciúmes,

não se ufana, não se ensoberbece,

não se conduz inconvenientemente,

não procura seus interesses,

não se exaspera,

não se ressente do mal;

não se alegra com a injustiça,

mas regozija-se com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera,

tudo suporta.

O amor jamais acaba.

Mas, havendo profecias, desaparecerão;

havendo línguas, cessarão;

havendo ciência, passará.

Porque em parte conhecemos,

e em parte profetizamos.

fls.8

Quando, porém, vier o que é perfeito,

o que então é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como um

menino, sentia como um menino.

Quando cheguei a ser homem,

desisti das coisas próprias de menino.

Porque agora vemos como em espelho,

obscuramente, e então veremos face a face;

agora conheço em parte, e então

conhecerei como sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a,

a Esperança, e o Amor.

Estes três.

Porém, o maior deles é o Amor.”
 
***
 
Amo ler a bíblia. Mas a minha relação com os escritos do apóstolo Paulo é inigualável a qualquer outro livro. Concordo plenamente que entre a Fé, a esperança e o amor, último é o maior deles.

Através do amor evoluímos para Cristo. Através do amor perdoamos, através do amor crescemos em virtudes, aprendemos a perdoar e consequentemente nos ligamos mais com Deus.

Sem o amor vemos as coisas de forma deturpada (obscuramente), após conhecê-lo  a verdade se manifesta e aquilo que só sentíamos passamos a viver em nossas vidas intensamente.

Paulo nos faz abandonar as coisas velhas para através do amor passarmos por uma transformação e chegarmos a ser o "novo homem". E é assim que poderemos nos encontrar um dia na noite dos tempos com o nosso criador.

Nem o fato de um dia adentrarmos aos conhecimentos divinos, nos abrirá as portas do céu, não adianta profetizarmos, falar em línguas ou num ato de bondade e desprendimento doarmos tudo o que possuímos.

É tão difícil perdoar a quem nos faz mal. Entretanto é condição de existência básica o perdão. Se não perdoarmos nunca teremos uma ligação com Deus, porque Deus é amor. Você não poderá ouvi-lo e manter-se em sua presença se estiver com chagas em seu coração. Só conseguimos ter intimidade com Deus quando liberamos o perdão, a nossos pais, amigos, filhos inimigos, companheiros; seja a quem for, devemos perdoar se quisermos um dia sair da condição ínfima em que nos encontramos.

O perdão nos leva diretamente ao amor, a nos faz passar por todos os problemas e ter certeza do amor de Deus por nós, e a esperança este doce bálsamo que o criador gentilmente nos concedeu, nos leva a crer que um dia poderemos amar na totalidade, o amor fraternal, aquele que nos leva e nos eleva até o Grande Arquiteto do Universo.

Que Deus me permita um dia conseguir me libertar das vestes do "velho homem" e seguir até sua amável presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário