segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Informática


Parte Final

31 - Você possui uma ótima imagem para ilustrar seu texto e sabe exatamente onde deseja posicioná-la. No entanto, ao inserir a imagem, ela se desprende da página ou parece estar cortada, o que não corresponde ao que você queria.

Há uma solução rápida para isso. Quando uma imagem é inserida em um documento do Word, sua colocação padrão é alinhada ao texto. Ou seja, o Word insere a imagem onde o cursor estiver, embora ela não esteja alinhada corretamente ao texto ao seu redor. Veja como reposicionar a imagem de forma precisa:

1. Clique na imagem para selecioná-la.

2. No menu Formatar, clique em Imagem e depois na guia Layout.

3. Clique em Avançado.

4. Na guia Quebra Automática de Texto, selecione a disposição do texto Superior e inferior ou outra disposição de sua escolha.

5. Se você quiser especificar a Distância do texto da imagem, use as caixas Superior e Inferior ou digite a distância. Alguns elementos da guia podem estar esmaecidos, dependendo das escolhas feitas.

6. Clique na guia Posição da Imagem para selecionar os posicionamentos horizontal e vertical da imagem, bem como outras opções.

32 - Posso colocar uma imagem no documento diretamente da câmera digital?:

Certifique-se de que o dispositivo (câmera digital ou scanner) é compatível com TWAIN. Verifique também se o software que acompanha o dispositivo está instalado. Feito isto:

1. No menu Inserir, aponte para Imagem e clique em Do scanner ou câmera.

2. Selecione o dispositivo que deseja usar.

3. Se o dispositivo selecionado for um scanner, e você quiser usar as definições padrões para digitalizar a imagem, clique em Qualidade de Web (se for exibir a imagem na tela) ou Qualidade de impressão (se for imprimi-la) e clique em Inserir.

4. Se o dispositivo não for um scanner (por exemplo, uma câmera digital) ou se você quiser personalizar todas as configurações antes de digitalizar a imagem, clique em Inserção personalizada. Siga as instruções que acompanham o dispositivo que você está usando.


33 - Editando imagem:

Você pode cortar uma imagem em seu documento, para se livrar de áreas inúteis ou realçar uma região. Para isso, use o comando Cortar.
 

1. Selecione a imagem que você deseja cortar.

2. Na barra de ferramentas "Imagem", clique em Cortar.

Observação: Se a barra de ferramentas Imagem não estiver visível, clique em Barras de Ferramentas no menu Exibir e, em seguida, clique em Imagem.

3. Posicione a ferramenta de corte sobre uma alça de corte e siga um destes procedimentos:

4. Para cortar um lado, arraste a alça central desse lado para dentro.

5. Para cortar igualmente de dois lados de uma vez, mantenha a tecla CTRL pressionada ao arrastar a alça central de qualquer um dos lados para dentro.

6. Para cortar igualmente todos os quatro lados de uma vez, mantenha a tecla CTRL pressionada ao arrastar uma das alças de canto para dentro.

7. Na barra de ferramentas "Imagem", clique em Cortar para desativar o comando Cortar.

Obs.: É possível desfazer um corte a qualquer momento antes de salvar a imagem.

34 - Alterar posicionamento de imagem:

Para alterar uma imagem entre linhas para uma imagem sobreposta e vice-versa, execute os seguintes passos:

1. Selecione a imagem. Se estiver na tela de desenho, selecione a tela.

2. No menu Formatar, clique em Imagem ou em Tela de Desenho e, em seguida, na guia Layout.

Siga um destes procedimentos:

3. Para alterar uma imagem entre linhas para uma imagem sobreposta, selecione o estilo de disposição do texto desejado.

4. Para alterar uma imagem sobreposta para uma imagem embutida, escolha Alinhado com o texto no estilo Disposição.


35 - Tabelas:

Como fazer para colocar uma tabela ao lado da outra em um documento? Outra boa dica do "Guia Info Word":

Posicione o cursor no ponto desejado do texto e insira duas tabelas uma embaixo da outra. Ajuste o tamanho das tabelas de forma que a largura de cada uma seja menor que a metade da largura útil do texto. Selecione as duas tabelas. Na barra de ferramentas Padrão, clique no botão Colunas e selecione a opção "2 Colunas". Pronto. Depois é só aplicar os ajustes necessários.


36 - Tabela no teclado:

É possível criar uma tabela sem usar o recurso criar tabela do Word e sem o mouse. Para criar uma tabela com 1 linha e 4 colunas digite:

+----+----+----+----+ e tecle Enter.

Para criar uma tabela com 1 linha e 2 colunas mais largas digite

+---------+---------+ e tecle Enter.

Para acrescentar linhas à tabela coloque o cursor na última célula da direita e tecle Tab ou Enter.


37 - Tabela no lugar certo:

Para posicionar uma tabela em um texto (você pode querer que a tabela fique no meio do texto, à esquerda do texto, à direita do texto ou até sobrepondo o texto), faça o seguinte:

1- Com o botão direito do mouse, clique na tabela e escolha "Propriedades da Tabela".

2- Na tela que surge, faça suas opções de alinhamento (à direita, à esquerda, no centro), dê o espaço da borda para o texto, configure a altura da linha, a largura da coluna, o tamanho da célula e o alinhamento do texto dentro da tabela. Clique OK.


38 - Tamanho exato:

Todo usuário do Word sabe que é possível mudar a largura da coluna e altura da linha de uma tabela movendo as grades com o mouse. Mas e se você quiser que essas especificações sejam exatas?

Selecione a coluna ou a linha que você quer mudar (todas as células da linha ou da coluna) e clique com o botão direito do mouse. Selecione "Propriedades da Tabela" e, nas abas, Coluna, Linha, e Célula, especifique 20 - Barra de ferramentas: Para criar uma barra de ferramentas personalizada, siga os seguintes passos:


1. No menu Ferramentas, clique em Personalizar

2. Clique na guia Barra de Ferramentas

3. Clique em Nova

4. Na caixa "Nome da barra de ferramentas", digite o nome desejado

5. Na caixa "Torne a barra de ferramentas disponível para", selecione o modelo do documento ou o documento desejado e clique em OK.

6. Clique na guia Comandos e adicione os botões que deseja ter na barra, selecionando-os na caixa Categorias/Comandos e arrastando-os para a barra de ferramentas exibidas

7. Quando você tiver adicionado todos os botões e menus desejados, clique em Fechar.


39 - Não quero hiperlink:

A configuração padrão do Word transforma qualquer endereço Web em hiperlink. Para desativar essa função, no menu Ferramentas, clique em AutoCorreção. Na aba "AutoFormatação ao Digitar", no bloco "Substituir ao Digitar", desligue a caixa "Internet e Caminhos de Rede por Hiperlinks". Clique OK.


40 - Alterar a fonte-padrão:

Por que será que toda vez que começo um documento novo, o tipo e o tamanho de fontes são sempre os mesmos? A culpa é da configuração de fábrica do Word, cujo padrão de fonte é Times New Roman, tamanho 10.

Para modificar essas definições, clique no menu Formatar e depois em Fonte. Na tela que se abre, escolha a fonte, o estilo e o tamanho desejados. Clique no botão "Padrão" e confirme a operação. Pronto. Desse ponto em diante, todos os documentos vão usar a fonte-padrão que você escolheu.


41 - Documentos recentes:

No menu arquivo, o Word lista os quatro últimos documentos editados, mas é possível exibir até nove arquivos. Vá em Ferramentas/Opções e clique na aba Geral. No item "Lista de Arquivos Utilizados", indique o número desejado. Se não quiser exibir os documentos recentes, basta desmarcar esse item.


42 - O arquivo está grande:

O Word tem um recurso de gravação rápida que vai salvando apenas modificações efetuadas no texto ao longo da edição. Isso faz com que o texto que você salva várias vezes apareça, internamente, como vários pedaços e tenha um tamanho irreal (até trechos de texto que você excluiu ficam gravadas). Para solucionar o problema, é preciso desabilitar o recurso de gravação rápida. Clique no menu Ferramentas e depois em Opções. Na aba Salvar, desabilite a caixa "Permitir gravação rápida" e clique em OK.


43 - Memorizar atalhos:

É possível configurar o Word para lembrá-lo das combinações de teclas nas etiquetas que aparecem quando se pousa o ponteiro do mouse sobre um botão nas barras de ferramentas.

Para isso, acione Ferramentas/Personalizar e, na caixa de diálogo, clique na aba Opções. Ative a opção Mostrar Dicas de Tela nas Barras de Ferramentas e depois "mostrar Teclas de Atalho nas Dicas de Tela". Quando você passar o mouse sobre um botão da barra de ferramentas, aquela janelinha amarela vai mostrar, além da função do botão, as teclas de atalho.


44 - Que língua eu falo?:

Se você sempre precisa mudar a língua do Word para o Português do Brasil, é melhor ter isso definido como padrão, no chamado template normal.

Para fazer isso, no menu Formatar, clique em Estilo (Estilos e Formatação, no XP). Escolha o modelo Normal. Na setinha do lado, clique para abrir o menu. Nas opções que aparecem, clique em Modificar. Na caixa que aparece, clique no botão "Formatar" e escolha Idioma e selecione Português (Brasil) na lista que aparece. Clique em OK e depois em OK. Quando o Word fechar, irá salvar o modelo padrão.


45 - Dias da semana:

Se você é um daqueles que se irrita quando o Word coloca dias de semana em maiúscula (Terça), vá até Ferramentas e Autocorreção. Desabilite o campo "Colocar nomes dos dias em maiúsculas".

Bem, espero que continue sendo esclarecedor!

Beijos mil da Wil...

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