domingo, 25 de março de 2012

Solidão acompanhada?!


Nos últimos tempos uma questão vem tirando meu sono e me forçando a refletir.

Verifica-se hoje a existência de incontáveis meios para que pessoas de todo o mundo possam conhecer-se, Faceboock, Orkut, MSN, Gtalk, My Space, Blogs, só para citar alguns.

Pessoas há que possuem mais de mil "amigos", entretanto, constantemente estão reclamando, desabafando que estão sós.

 A solidão algumas vezes é algo que buscamos intencionalmente. É pausa para reflexão ou um simples período sabático. E isso nos faz sentir bem. Ocorre que hoje, mesmo com toda essa tecnologia e "facilidade" para as pessoas interagirem, a solidão, ainda assim, se faz presente.

Pergunto-me se isto ocorre em razão da falta daquela conversa olho no olho, do aperto de mãos, do abraço caloroso, das risadas fartas sentada à porta de casa ou nos bancos das entre quadras.

Por mais que as conversas via internete tenham diminuído distâncias e viabilizado conhecer pessoas, ainda assim, não ver aquela luz brilhante nos olhos de nossos interlocutores quando em alegria, ou aquela ponta de tristeza que tentamos esconder, isso não tem como perceber pelo monitor, são sutilezas, detalhes, algo que só a presença física sabe detectar. E o aperto de mão ao conhecermos alguém? Aos que gostam de auscultar e devassar a alma humana, esse pequeno detalhe diz muito. O que dizer então de um abraço apertado? Demorado, daqueles que só as almas que se compreendem e se buscam são capazes de trocar.

Pergunte-se, para quantos de seus amigos virtuais você ligaria às duas da madrugada se estivesse com algum problema gravíssimo e precisando de ajuda? 

Ou por outro lado, se quisesse contar uma novidade, a qual não consegue deixar para o amanhecer (as mulheres entendem isso bem). 
Ou reformulando a questão quantos de seus amigos virtuais atenderiam  à sua ligação? De repente você nem tem o número de telefone da maioria dessas pessoas. 

Pergunto-me então, não seria melhor dedicarmos ao menos parte de nosso tempo àquelas pessoas que nos atendem ou atenderiam? ...

Entretanto, seres tecnológicos que escolhemos ser, nem sempre fazemos as melhores opções. Mas já que fizemos uma escolha, abusemos destes veículos de interação e façamos valer a pena. 

Que existam diálogos e não apenas a utilização do botão curtir, que existam conteúdos interessantes em meio aos posts de brincadeiras.

Posso estar enganada, mas não acho interessante viver uma "solidão acompanhada por muitos"; por isso a importância da conversa, das ligações para desejar simplesmente um bom dia aos amigos, as saídas para colocar os assuntos em dia. 

Será que não vale a pena dispor de algum tempo virtual com seus amigos reais? Não seria satisfatório conhecer pessoalmente essa pessoa encantadora, inteligente, gentil e educada que você conheceu virtualmente?

Well, eu não sei de nada, mas desconfio de muita coisa.

Beijos mil da Wil
 

Um comentário:

  1. Instigante reflexão...

    Uma semana maravilhosa para você, dulcíssima Wil!

    ResponderExcluir